terça-feira, 16 de junho de 2009

Salão de Fotografia premia ganhadores



Foi divulgado nesta noite, 15 de junho, o resultado do 15° Salão municipal de Fotografia de Teresina que além do concurso com premiação de até 5 mil reais promove e divulga trabalhos dos melhores fotógrafos de Teresina e região. Nesta edição além de premiar a melhor fotografia preto e branco, a melhor fotografia colorida e o ensaio José Medeiros composta de quinze fotografias a organização premiará a melhor fotografia infantil, na categoria Novo Olhar, com o tema “ O meu Bairro”, realizada por aluno da rede pública de ensino e com votação aberta no site.

A cerimônia de premiação realizada na Casa da Cultura de Teresina contou com a presença do Presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Cineas Santos, que juntamente com o organizador do Salão, Edivaldo Bezerra Nunes, Chefe da Divisão de Cinema, Fotografia e Vídeo da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, anunciaram os vencedores do salão. Na ocasião o presidente da fundação em tom de auto-critica reclamou da forma como as fotografias estão expostas em resposta o organizador do salão Edivaldo Bezerra Nunes reclamou dos poucos recursos disponíveis para o salão.

Na categoria Melhor Fotografia Colorida a vencedora foi Flávia Pereira da Rocha com a fotografia Riso Danado; a Melhor Fotografia Preto e branco que ficou com o prêmio foi Franca Vilarinho com a fotografia Bastidores – mercado central de Teresina. O prêmio José Medeiros, o mais importante do Salão, foi dado a João de Brito Coêlho Jr, mais conhecido como Brito Jr, fotografo que se consagra como um dos maiores fotógrafos piauienses. Ano passado, no 14° salão de fotografia, Brito Jr já tinha levado pra dois outros prêmios e este ano com o ensaio “Teresinense” ganha o mais cobiçado prêmio do salão, além de 5 mil reais.












O salão a cada ano que passa se torna maior. Este ano o Salão contou com a participação de 86 fotógrafos e um total de 572 fotografias distribuídas nas categorias preto e branco, colorida e ensaio. Se tomarmos por base o ano anterior que teve 348 fotografias concorrendo aos prêmios o aumento foi de mais de 65% no número de fotografias inscritas.

As 100 melhores fotografias ficarão expostas na Casa da Cultura de Teresina, Galeria Lucílio Albuquerque até o dia 17 de julho com entrada franca.

Por Jeymeson Veloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário