Praça Pedro II, Sonho realizado com algumas reservas
Durante os dias 8 a 14 de junho aconteceu mais uma edição do Salão do livro do Piauí, o Salipi, Durante os seis anos que antecederam esta edição, o Salipi foi realizado no centro de convenções de Teresina, e uma das novidade deste ano foi a transferência sua para a praça Pedro II.
Em entrevista concedida ao blog Rede Crítica, um dos organizadores do Salão do Livro o professor Nilson Ferreira, comentou sobre a mudança do espaço, com algumas criticas.
“A primeira vez que pensamos em construir o Salipi, pensamos primeiramente na praça Pedro II, devido ao acesso e a toda simbologia que a praça representa para a literatura, isso foi um sonho realizado, mas mesmo assim imaginávamos o desafio que seria realizar o Salipi em pleno núcleo do centro de Teresina que é essa praça”
Por ser realizado não apenas na Praça em si, mas em todo o Complexo Cultural que inclui o Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários e a Central de Artesanato Mestre Dezinho. O ideal seria o fechamento das ruas que estão ao redor da praça, já que o evento tem como publico alvo as crianças, e isso garantiria sua segurança, mas como enfatizou Nilson Fereirra isso seria inviável. “Todo o centro teria que parar por causa do Salipi, isso não iria acontecer”.
Uma das vantagens foi o comparecimento do público, superior a dos eventos passados ”Lógico por ser em uma região central e com ônibus para todas as regiões da cidade” Comenta Nilson Ferreira.
“O acesso do publico em geral é bom, mas pra nós professoras que trazemos crianças é muito preocupante, não há estacionamento adequado para os ônibus escolares, e os lugares que poderiam servir de parada já estavam ocupados por carros particulares” Como enfatizou a professora Ana Maria.
Sobre os próximos anos ainda não há uma definição de onde será o Salipi, dependendo das obras do Centro de Convenções de Teresina, o salão do livro retorna ao seu lugar de origem..“A praça finalmente mostou-se um sonho realizado, mas de muita dificuldade, esperávamos uma apoio maior da Prefeitura e do Governo do Estado, principalmente com relação a segurança, sinto muito medo de acontecer algo com as crianças na travessia das ruas e avenidas”.
SEGURANÇA
A STRANS deslocou 16 agentes de trânsito que fazem revezamento, são escalados quatro que se alternam de hora em hora, uma viatura faz uma ronda no quadrante da praça. Segundo o agente de trânsito Fabiano Sousa há um deslocamento maior de guardas, no horário de pico, mesmo assim ele admite que há poucos guardas de trânsito, considerando as proporções do evento.
A policia militar também enviou agentes especializados em trânsito, a CIPTRAN, com uma viatura fazendo a ronda do quadrante da praça, 15 agentes da SERVISAN, empresa de segurança particular, também estão presentes no evento, contratados pela organização do Salipi, e até o momento não foi registrado nenhum transtorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário