quinta-feira, 25 de junho de 2009

revitalização do centro de Teresina causa muito tumulto





Hoje às 10h00 os camelôs fizeram um novo protesto, agora em frente a sede da Prefeitura Municipal de Teresina. A categoria reivindica o adiamento da inauguração do shopping dos camelôs para que aconteça paralelamente a inauguração do novo metrô que está prevista para o dia 30 de agosto de 2009.
As 16h00 de hoje, a categoria faz um novo ato de protesto, uma caminhada que tem como objetivo recrutar os ambulantes que já conseguiram os seus Box no novo shopping mais são solidários a causa. Isso porque esses ambulantes que já possuem sua vaga garantida no shopping, têm medo de sofrer represálias por parte da prefeitura.
Os ambulantes que trabalham nos arredores da Praça Marechal Deodoro da Fonseca ( praça da Bandeira) conseguiram o direito de permanecer, pelo menos, por mais alguns dias trabalhando no local. Com essa resolução da prefeitura, os outros camelôs que estão trabalhando no centro de Teresina se sentem no direito de receber op mesmo benefício.





Para amanhã a categoria conseguiu marcar uma audiência com o prefeito Sílvio Mendes e o presidente da câmara Renato Berger às 08h00. A categoria será representada por cinco ambulantes. Em entrevista ao blog Rede crítica o vereador, Renato Berger disse que ouvirá as reivindicações dos camelôs e na medida do possível resolverá os impasses. E disse mais, esse projeto de retirada dos ambulantes do centro da capital é parte de um projeto maior para revitalização do centro de Teresina, e começou a três anos, no ano de 2006.


O projeto inicial do shopping dos camelôs tinha espaço para 1700 boxes, mais devido a demanda o projeto foi ampliado para atender a 1915 ambulantes. Segundo Berger, ainda faltam entre 150 a 250 ambulantes para serem instalados. Como saída para esse problema, Renato Berger afirma que a prefeitura está tentando fazer comodata para que esses ambulantes sejam instalados em um antigo galpão do INSS, também localizado no centro.
Com relação as reclamações da instalação do Comercial Carvalho dentro do shopping, Renato Berger diz que todo conglomerado comercial precisa ter um ponto base que chame a clientela para esse estabelecimento. Além do Carvalho, existe a perspectiva que haverá a instalação de bancos e uma Agência dos Correios. E disse ainda mais, que o Comercial Carvalho se comprometeu a não comercializar produtos que sejam vendidos pelos ambulantes em seus boxes.




Por: Karla Pessoa e Danieli Maciel
FOTOS: Karla Pessoa e Danieli Maciel
E-MAIL: KARLA_DRI@HOTMAIL.COM
CELULAR: 86 88267714


Nenhum comentário:

Postar um comentário