

DECISÃO POLEMICA
A decisão do Superior Tribunal Federal, STJ de que qualquer pessoa pode exercer a profissão de jornalista causou muita polemica entre acadêmicos e profissionais da área.
Desconhecendo ou ignorando que a informação pode salvar ou destruir vidas, que o jornalismo não se trata apenas de um lide e de uma pirâmide invertida, reduzindo jornalismo informativo e opinativo a mesma coisa.
PROTESTO
Estudantes, professores e jornalistas realizam protesto na Frei Serafim, contrários a decisão do ministro. Movimento que aconteceu em várias cidades do Brasil, simultaneamente. Durante a manifestação com o microfone livre, alunos de comunicação de várias faculdades demonstraram descontentamento e indignação com a queda do diploma.
Entre estudantes há muitas duvidas com relação ao que a decisão pode causar, sobre investimentos nas universidades publicas e sobre o mercado de trabalho. Entretanto entre os profissionais há somente certezas, certeza de que o profissional só perde, como enfatizou Daniel Sólon, “É mais uma brecha para o trabalhador ficar na mão do patrão, com isso podemos perder o direito a carga horária de 5 horas diárias e o piso salarial que já é baixo”
A sociedade em geral ainda mostra-se apática com a decisão, muitos ainda nem sabiam outros ainda não tem um posicionamento concreto, como a estudante de pedagogia Iris Santos. “Sinto falta de um debate com a sociedade em geral, para tratar de assuntos sérios como esse, não tenho uma opinião formada ainda, mas de inicio não acho certo qualquer pessoa poder exercer uma profissão sem estudo teórico”
Para aprofundar mais o debate, será realizado na quinta feira na universidade federal do Piauí – UFPI, com local e horário ainda a ser definido, e contará com a presença de órgãos como a FAMEPI, FENAJ, estudantes e profissionais na área.
Por Rayanna Mousinho
Fotos: Raoni Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário