sábado, 27 de junho de 2009

Irido o quê ???




A busca pelas terapias alternativas para tratamento e manutenção da saúde tem aumentado muito nos últimos anos, e entre essas terapias alternativas está a iridologia.


O Blog Rede Crítica entrevistou Daniel Soares, terapeuta naturologista e iridologista, para conhecermos melhor o que é, e como funciona a iridologia.


Rede Crítica: O que é iridologia?

Daniel Soares: A iridologia é uma terapia alternativa, que já era utilizada na Grécia antiga, durante os últimos vinte e cinco anos essa prática ganhou força e muitos adeptos, não só no Brasil como também no restante do mundo.

Rede Crítica: Como funciona a iridologia?

Daniel Soares: Os iridologistas (é assim que são chamados os profissionais que fazem a iridodiagnose) geralmente usam equipamentos como lentes de aumento e lanternas para realizarem o exame detalhado da íris. Alguns já possuem equipamentos modernos como iridocameras e programas de computadores especificos para essa atividade.
Trata-se da observação de sinais na íris do olho, como por exemplo, os pontos de descoramento, marcas, pontos escuros e etc. Esses sinais achados são comparados a um gráfico que relaciona zonas específicas da íris com porções específicas do corpo humano.

Rede Crítica: Esse método de diagnose é reconhecido cientificamente?

Daniel Soares: A iridologia é um método de diagnose que ainda não possue comprovação cientifica. Mas é válido lembrar que nos iridologistas temos uma visão holística da saúde, ou seja, tratamos as moléstias não como algo isolado e sim sob os aspectos fisicos, psicológicos e socias. Buscamos tratar o corpo como todo, e procuramos descobrir desequílibrios que predispõem ao aparecimento de doenças.

Rede Crítica: O que mais chama sua atenção ao examinar uma íris?

Daniel Soares: É a área que representa o aparelho digestivo, este é o órgão “chave” para a cura . Através da íris podemos ver claramente as inflamações, queda de cólon, prisão de ventre, gases etc.

Rede Crítica: Por que o aparelho digestivo é tão importante?

Daniel Soares: Toda doença nasce nos intestinos e, daí, segue para outras partes do corpo, não se pode curar nenhuma enfermidade deixando o intestino doente.

Rede Crítica: A iridologia tem ajudado muitas pessoas pelo mundo e hoje, cada vez mais está se tornando objeto de pesquisas, artigos cientificos e estudos elaborados. O que você vê como futro da iridologia no Brasil e no mundo?

Daniel Soares: Esse sistema diagnose é rápido, eficaz, não invasivo e sobre tudo econômico, sendo assim imagino que a iridologia estará inserida oficialmente no sistema de saúde, como uma alternativa para alcançar rápidamente as camadas mais necessitadas da sociedade. Pois esse é um instrumento de relevante valor para contribuir para as investigações medicas sobre as diversas patológias daqueles que necessitam de um rápido diagnóstico rápido para suas enfermidades.




Por: Danieli Maciel


Nenhum comentário:

Postar um comentário