
O governo do estado implantou no início do ano, em 14 escolas, o projeto de educação em tempo integral. Os alunos ficam na escola de 7h20 às 17h00. Assistindo aulas curriculares e participando de projetos educacionais. Este projeto trás como objetivo principal o fato das crianças e adolescentes passarem a maior parte do dia dentro da sala de aula com acompanhamento dos professores e, assim ficam longe das ruas, da violência, das drogas, enfim, não estaram largados a própria sorte.
Esse projeto foi inspirado no estado de Pernambuco, que instalou o projeto em algumas escolas e obteve grande sucesso. O secretário de educação, Antônio José medeiros viajou a Pernambuco e observou de perto como funcionava o projeto.
Com relação a estrutura das escolas para que possam atender a essas crianças foi dito pela gerente especial do projeto, Rosângela Maria “ as escolas não estão devidamente preparadas, pois para que estes alunos pernanecessem nas escolas nos dois turnos seria necessário uma estrutura com banheiros adaptados para o banho, refeitórios, armários individuais para que os alunos guardassem seus objetos pessoais, laboratórios, bibliotecas equipadas, quadra de esporte, espaço para atendimento especializado”. Mas como afirma Rosângela Maria, as escolas estavam tão animadas com a insersão do projeto que elas conseguiram driblar toda a falta de estrutura e estão com o projeto a todo fapor. Falta muita coisa, mas o projeto supera todas as espectativas.

Os professores passarm por um teste seletivo composto de provas, análise de currículo e entrevistas para serem selecionados para trabalhar nestas escolas.Os vencimentos destes professores ficam bem agradáveis como explica a coordenadora da escola Raldir Cavalcante Bastos, Rejane.
No interior do estado, cidades como Guarribas, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Regeneração e Oeiras participam do projeto. Estamos felizes com o projeto. O sucesso pode ser observado pelo número de solicitações de matrícula para o próximo ano, comenta Rosângela. Para o próximo ano talvez seja necessário relizar um teste seletivo para ser aplicado para os alunos.
POR: KARLA SALES
FOTOS: SEDUC
E-mail: karla_dri@hotmail.com
celular: 86 88267714
celular: 86 88267714
Nenhum comentário:
Postar um comentário